terça-feira, 10 de julho de 2007

Matématica.Equação do 2º Grau

Introdução às equações algébricas
Equações algébricas são equações nas quais a incógnita x está sujeita a operações algébricas como: adição, subtração, multiplicação, divisão e radiciação.
Exemplos:
a x + b = 0


a x2 + bx + c = 0

a x4 + b x2 + c = 0

Uma equação algébrica está em sua forma canônica, quando ela pode ser escrita como:
ao xn + a1 xn-1 + ... + an-1 x1 + an = 0
onde n é um número inteiro positivo (número natural). O maior expoente da incógnita em uma equação algébrica é denominado o grau da equação e o coeficiente do termo de mais alto grau é denominado coeficiente do termo dominante.
Exemplo: A equação 4x2+3x+2=0 tem o grau 2 e o coeficiente do termo dominante é 4. Neste caso, dizemos que esta é uma equação do segundo grau.
A fórmula quadrática de Sridhara (Bhaskara)
Mostraremos na sequência como o matemático Sridhara, obteve a Fórmula (conhecida como sendo) de Bhaskara, que é a fórmula geral para a resolução de equações do segundo grau. Um fato curioso é que a Fórmula de Bhaskara não foi descoberta por ele mas pelo matemático hindu Sridhara, pelo menos um século antes da publicação de Bhaskara, fato reconhecido pelo próprio Bhaskara, embora o material construído pelo pioneiro não tenha chegado até nós.
O fundamento usado para obter esta fórmula foi buscar uma forma de reduzir a equação do segundo grau a uma do primeiro grau, através da extração de raízes quadradas de ambos os membros da mesma.



Seja a equação:
a x2 + b x + c = 0

com a não nulo e dividindo todos os coeficientes por a, temos:
x2 + (b/a) x + c/a = 0

Passando o termo constante para o segundo membro, teremos:
x2 + (b/a) x = -c/a

Prosseguindo, faremos com que o lado esquerdo da equação seja um quadrado perfeito e para isto somaremos o quadrado de b/2a a ambos os membros da equação para obter:

x2 + (b/a) x + (b/2a)2 = -c/a + (b/2a)2

Simplificando ambos os lados da equação, obteremos:

[x+(b/2a)]2 = (b2 - 4ac) / 4a2

Notação:

Usaremos a notação R[x] para representar a raiz quadrada de x>0. R[5] representará a raiz quadrada de 5. Esta notação está sendo introduzida aqui para fazer com que a página seja carregada mais rapidamente, pois a linguagem HTML ainda não permite apresentar notações matemáticas na Internet de uma forma fácil.

Extraindo a raiz quadrada de cada membro da equação e lembrando que a raiz quadrada de todo número real não negativo é também não negativa, obteremos duas respostas para a nossa equação:

x + (b/2a) = + R[(b2-4ac) / 4a2]

ou

x + (b/2a) = - R[(b2-4ac) / 4a2]

10 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esse roteiro está errado, pois eu estou terminando de cursar a 8ª série e sei que aí não tem nem a metade dos assuntos...

Rossetti Peluso disse...

muito bom este blog..

Rossetti Peluso disse...

muito bom este blog..

Unknown disse...

e muito bom esse assuntos de matematica da 8 serie

Unknown disse...

e muito bom esse assuntos de matematica da 8 serie

Unknown disse...

gente 8 serie nem tem quimica

Unknown disse...

Kkk né

Unknown disse...

Humm

Unknown disse...

ALGUÉM VENDO ISSO EM 2018 ??